Já divulguei inúmeras vezes esse documentário dos diretores Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi. Agora, resolvi publicar uma resenha que foi escrita pelo jornalista Evaldo Mocarzel do jornal do Brasil que descreve o filme com todos os seus predicados. Então, senhoras e senhores, com vocês, Rio de Jano !!!
Leve como um sábado de praia
Filmar o Rio é uma tarefa difícil para qualquer documentarista. A imagem da cidade já foi focalizada de tantos ângulos e maneiras, com propostas estéticas que vão do bairrismo ufanista à mais cruel vontade sensacionalista de inundar de violência a exuberância paisagística desse cenário maravilhoso entre o mar e a montanha. É realmente complicado encontrar um recorte inusitado nesse mosaico de praias verdejantes e tiroteios sanguinolentos.
Rio de Jano é, com toda certeza, um novo olhar sobre a vida carioca. Um olhar tocante, porque guiado por uma constante pulsação humanista, quase sempre o melhor caminho para qualquer documentário, diga-se de passagem. Os diretores Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi são fãs da cidade, não dá para negar. Mas não se deixaram levar por aquela cegueira que costuma tomar conta dos cariocas mais xiitas, principalmente mineiros e gaúchos, que tendem a adotar o Rio com um furor fundamentalista assustador.
O crítico e ensaísta Jean-Claude Bernadet costuma dizer que não há alteridade em nenhum documentário, mas sempre ''euteridade''. Melhor dizendo: o documentarista está sempre colocando o próprio ponto de vista no filme, mesmo que esteja arduamente tentando projetar na tela a cultura do ''outro'', ou seja, do seu entrevistado. Rio de Jano é um belo exemplo de um exercício de alteridade bem-sucedido. Os diretores conseguiram focalizar a cidade e sua gente com a visão irreverente, engraçada, carinhosa e humanista do desenhista francês Jano.
Rio de Jano resgata uma cidade que parece um pouco esquecida no meio de tanta macumba para turista. O filme foge desta encruzilhada empobrecedora como o diabo foge da cruz. É interessante comentar que o diretor Marcos Bernstein e o diretor de fotografia Toca Seabra foram buscar inspiração na atmosfera de solidão dos quadros de Edward Hopper, riscados por brancos fachos de luz do sol, para filmar a Copacabana de O outro lado da rua sem tropicalizá-la de maneira caricata. É engraçado que a imagem do Rio tenha sido tão folclorizada que pontos de vista de estrangeiros afetuosos e clarividentes como Jano são uma espécie de alento para vermos a ''Cidade Maravilhosa'' sob novas luzes, menos carnavalizadas.
Rio de Jano é um documentário delicioso, que flui na tela como um sábado de praia, conduzido pela bela trilha de Lucas Marcier e Rodrigo Marçal. A direção de fotografia é assinada pelo mestre Mario Carneiro, em parceria com André Vieira. Programação obrigatória para brasileiros e estrangeiros que amam um Brasil que está muito além dos estereótipos que costumam encobrir a essência da vida carioca.
Evaldo Mocarzel - Cineasta, diretor de 'À margem da imagem'
o dvd já está disponível em várias locadoras do Brasil.
http://www.hybrazilfilmes.com/riodejano/
Um comentário:
Muito Legal.
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